Princípios da Medicina Energética

| April 17, 2012 | 0 Comments

Por David Feinstein, Ph.D.

A medicina Energética reconhece a energia como uma parte vital, força viva, em movimento que determina muito sobre saúde e felicidade. Em medicina energética, a energia é o medicamento , e é também o paciente . Você cura o corpo, ativando as suas energias curativas naturais. E também cura o corpo, restaurando as energias que se tornaram fracas, perturbadas, ou fora de equilíbrio. A medicina energética é também um complemento para outras abordagens da assistência médica, e para um sistema completo de auto-cuidado e auto-ajuda. Pode tratar doenças físicas e distúrbios emocionais ou mentais, e também pode promover alto nível de bem-estar e desempenho. Os princípios essenciais da medicina energética incluem:

1. Energias – tanto as energias eletromagnéticas quanto as  mais sutis energias – ambas formam a infra-estrutura dinâmica do corpo físico.

2. A saúde dessas energias – em termos de fluxo, equilíbrio e harmonia é refletida na saúde do corpo.

3. Quando o corpo não está saudável, distúrbios recorrentes de suas energias podem ser identificados e tratados.

4. Para superar uma doença e manter a saúde vibrante, o corpo precisa de suas energias para:

a. Mover-se   e ter espaço para continuar o movimento – energias podem ficar bloqueadas devido a toxinas, constrição muscular, estresse prolongado, ou interferências de outras energias.

b. Mover-se  em padrões específicos –  geralmente em harmonia com as estruturas físicas e funções que as energias animam e apoiam. “Fluxo segue o curso.”

c. Atravessar –   em todos os níveis, a partir do micronível da dupla hélice do DNA, que se estendem para o macronível onde o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa.

d. Manter o equilíbrio com outras energias –  as energias podem perder seu equilíbrio natural, devido ao estresse prolongado ou outras condições que mantêm os sistemas energéticos específicos em um modo de sobrevivência.

5. Fluxo, equilíbrio e harmonia  podem ser  restaurados de forma não-invasiva e mantidos dentro de um sistema energético…

a. tocando, massageando, beliscando, torcer ou ligar pontos de energia específicos sobre a pele.

b. traçando ou girando  as mãos sobre a pele ao longo pontos específicos de energia.

c. exercícios ou posturas concebidos para efeitos energéticos específicos.

d. direcionando a mente para mover energias específicas.

e. contornando uma área com energias curativas (energias de uma pessoa influencia a da outra)

Os 8 sistemas de Energia Primária

As Pessoas que conseguem  “ver a energia” podem descrever com alguma precisão a anatomia do corpo energético, e suas descrições tendem a corroborar o outro. Estas descrições são agora apoiadas por medidas electromagnéticas, e elas também se correlacionam com as descrições de energias sutis encontrados em todo o mundo – entendido em termos próprios de cada cultura e conceitos. Os meridianos, chakras e aura são três termos que foram inseridos em nosso idioma, mas outros sistemas de energia foram identificados. Um dos indivíduos conhecidos por serem capazes de “ver” ou de forma clarividente ler as energias do corpo, Donna Eden, descreve oito sistemas de energia que causam impacto  ao corpo o e à mente. Os oito sistemas incluem: Meridianos, Chakras, Aura, a Rede Básica, a Trança Céltica, Os Cinco Ritmos, O Triplo Aquecimento e Circuitos Radiantes

1) Os Meridianos: Do mesmo modo que  uma artéria conduz o  sangue, um meridiano conduz energia. Como o corpo da corrente sanguínea, o sistema de meridianos traz vitalidade e equilíbrio, remove bloqueios, ajusta o metabolismo, e até mesmo determina a velocidade e a forma da mudança celular. O fluxo dos caminhos de energia dos meridianos é tão crítica quanto o fluxo de sangue. Sem energia, sem vida. Meridianos afetam cada órgão e cada sistema fisiológico, incluindo o sistema imunológico, endócrino, nervoso, circulatório, respiratório, digestivo, esquelético, muscular, e do sistema linfático. Cada sistema é alimentado por, pelo menos, um meridiano. Se a energia de um meridiano é obstruída ou irregular, o sistema que a alimenta é comprometido. Os meridianos incluem quatorze  canais que transportam energia para dentro, através e fora de seu corpo. Seus meridiano também ligam centenas de minúsculos reservatórios distintos de calor e energia electromagnética ao longo da superfície da pele. Estes são os seus pontos de acupuntura, e eles podem ser estimulados com agulhas ou pressão física para liberar e redistribuir a energia ao longo dos caminhos do meridiano.

2) Os Chakras: A palavra chakra é traduzida do sânscrito como disco, vórtex, ou roda. Os chakras são centros concentrados de energia. Cada chacra principal do corpo humano é um centro de energia posicionado em um dos sete pontos, a partir da base da coluna até o topo de sua cabeça. Enquanto os meridianos entregam sua energia para os órgãos, os chakras banham o órgão com suas energias. Cada chakra fornece energia para órgãos específicos, correspondente a um aspecto distinto da sua personalidade, e ressoa (respectivamente, a partir do fundo para o chakra superior) com um dos sete princípios universais que têm a ver com a sobrevivência,  identidade da criatividade, amor, expressão, compreensão, ou transcendência. Os chakras também codificam suas experiências em suas energias, assim como as memórias são quimicamente codificada em seus neurônios. Uma marca de todos os eventos emocionalmente significativos que você tenha experimentado é creditada para ser gravada em energias do seu chacra. A mão de um profissional sensível, colocada sobre um chakra pode ressoar com dor em um relacionado órgão congestionado, como um nódulo linfático, alterações sutis no calor ou pulsação- nas áreas de turbulência emocional – ou mesmo entrar em sintonia com uma memória armazenada que pode ser tratada como parte do processo de cicatrização.

3) A Aura: A sua aura é uma concha com multi-camadas de energia que emanam de seu corpo e interagem com as energias do ambiente. É  uma atmosfera protetora que o rodeia, filtrando muitas das energias que você encontra e desenhando outras que você precisa. Como um traje espacial, sua aura protege você de energias nocivas. Como uma antena de rádio, ele traz energias com as quais ela ressoa. A aura é um canal, uma antena bidirecional que traz energia do ambiente para seus chakras e que envia energia de seus chakras para fora. Quando você se sentir feliz, atraente e espirituoso, a sua aura pode encher uma sala inteira. Quando você estiver triste, desanimado e sombrio, a sua aura envolve você, formando um escudo energético que o isola do mundo. As auras de algumas pessoas chegam e te abraçar. Outros o mantem afastado como uma cerca elétrica. Um estudo conduzido por Valerie Hunt, uma neurofisiologista do Laboratório de campos Energéticos da UCLA, comparou as leituras da “aura” com medidas neurofisiológicas. As auras vistas por oito profissionais, não só se corresponderam entre si,  como foram correlacionadas com padrões de onda – captados por eletrodos sobre a pele – no local em que estavam sendo observadas.

4) A Rede Básica: A rede básica é a energia fundamental do seu corpo. Tal como o chassis de um carro, todos os outros sistemas de energia são montados  sobre a energia de base. Por exemplo, quando você está deitado, pode parecer para uma vidente, como Donna, que cada um dos seus chakras se assenta sobre essa energia fundamental. A rede de energia é resistente e fundamental. Mas um trauma grave pode danificar e deformar a grade, e quando isso ocorre, ele não costuma reparar-se espontaneamente. Pelo contrário, os outros sistemas de energia se ajustam à grade danificada, tanto quanto uma personalidade pode ser formada em torno de experiências traumáticas. A reparação da rede básica de uma pessoa é uma das formas mais avançadas e intensas de terapia energética. Se a estrutura de uma grade ou chassis de um carro é boa, você pode nem perceber que está lá; se ele estiver danificado, nada mais estará bem.

5) A  Trança Céltica:  O corpo de energia  gira, em espiral, em curva, em torção, cruzada e tece-se em padrões de beleza magnífica. O equilíbrio deste caleidoscópio de cores e formas é mantido por um sistema de energia conhecido por diferentes nomes para curadores de energia em todo o mundo. No Oriente, ele tem sido chamado de “anel energético tibetano.” Na tradição da ioga, ela é representada por duas linhas curvas que se cruzam sete vezes, encerrando simbolicamente os sete chakras. No Ocidente, ele é visto nas caduceus, as serpentes entrelaçadas, também cruzando sete vezes, e é o símbolo  da medicina. Donna usa o termo Celtic tecer não só porque ela tem uma afinidade pessoal com a cura Céltica, mas também porque o padrão parece com ela  – como os desenhos antigos celtas de uma espiral de lado, símbolo do infinito – nunca começando e nunca terminando e, às vezes formando uma espiral tripla. Como um fio invisível que mantém todos os sistemas de energia funcionando como uma única unidade, as tranças célticas tecem ao longo e ao redor do corpo em espiral em forma de oito padrões. A dupla hélice do DNA é esse padrão em microcosmo. O controle do hemisfério esquerdo feito pelo lado direito do corpo, e o controle do hemisfério direito pelo lado esquerdo é esse padrão em larga escala.

6) Os Cinco Ritmos: Os seus meridianos, chakras, aura e outras energias essenciais são influenciados por um sistema de energia mais penetrante. Donna não a vê como uma energia separada, mas sim como um ritmo que atravessa todos os outros, deixando sua marca vibratória em atributos físicos – os padrões de saúde e traços de personalidade. Mapeado há muito tempo na medicina tradicional chinesa, toda a vida foi categorizado em cinco “elementos”, “movimentos”, ou “estações” (não há tradução perfeita, todos os três termos têm sido usados, sugerindo qualidades de vida ao mesmo tempo cíclica e substancial) . Estas energias foram considerados os blocos de construção do universo, proporcionando uma base para entender como o mundo funciona, como as sociedades se organizam, e do que o corpo humano precisa para manter-se saudável. Metáforas para descrever esses cinco ritmos distintos têm atraído a partir de elementos concretos, observáveis ​​na natureza (água, madeira, fogo, terra e metal) e das estações do ano (inverno, primavera, verão, verão indiano, e outono). Como a música de fundo durante um filme, o ritmo principal da pessoa, em combinação com os ritmos da mudança das estações da vida, dirige o tom e o humor do sistema energético e define toda a atmosfera da vida a ser vivida.

7) O Triplo Aquecedor: Este é o meridiano que trabalha as redes das energia do sistema imunológico para atacar um invasor, e mobiliza as energias do corpo em caso de emergência para a luta. No exercício dessas funções críticas, ele opera de maneiras que são tão fora do alcance de qualquer outro meridiano que alguns consideram um sistema em si mesmo. Embora as razões exatas para o termo “triplo aquecedor” estejam perdidos na Antiguidade, o trabalho de suas energias é feito em conjunto com o hipotálamo, que é o termostato do corpo. O hipotálamo também é o instigador de resposta do organismo de emergência. Como um exército três vezes mais quente, ele se mobiliza durante uma ameaça, ou ameaça percebida, coordenando todos os outros sistemas de energia para ativarem a resposta imune – além de reger o mecanismo de luta-fuga / / congelamento, e estabelecer e manter respostas habituais à ameaça.

8) Os Circuitos Radiantes: Os circuitos radiantes funcionar para garantir que todos os outros sistemas de energia estejam trabalhando para o bem comum. Eles  redistribuem as energias para onde elas são mais necessárias, respondendo a qualquer desafio para a saúde do corpo. Em termos de evolução, os circuitos radiantes existem há mais tempo que os meridianos. Organismos primitivos, tais como insetos, movem as suas energias através dos circuitos radiantes, em vez de através de um sistema de meridianos, e os circuitos radiantes podem ser vistos no embrião antes dos meridianos se desenvolverem. Na maneira em que leitos são formados, é como se as energias radiantes – habitualmente seguindo o mesmo curso – transformou-se em um meridianos. Quando os meridianos estão ligados aos caminhos fixos e órgãos específicos, as energias radiantes funcionam como campos de fluidos, incorporando uma inteligência distinta espontânea. Como hyperlinks em um site, eles pulam instantaneamente para onde forem necessários, trazendo alegria, revitalização e conexão espiritual. Se o aquecedor triplo mobiliza sua milícia interior , os circuitos radiantes mobilizam sua mãe interior –  banhando você com energia curativa, proporcionando sustentação da vida e recursos, e levantando o moral.

Conecte-se com David Feinstein em http://portugues.omtimes.com/wp-content/uploads/2012/04/f7e7b__Principles-of-Energy-Medicine_OM-Times.jpg

David Feinstein é um apresentador de palestra na Conferência Despertar Espiritual junho 2012, 08 de junho th -11 th no West Palm Beach Marriott. Para mais informações e inscrições, acesse www.UniversalLightworkers.com .

Referência

*:. Energia Medicina por Donna Eden (Tarcher / Penguin Putnam, 1999)


OM Times Magazine »Saúde & Cura

Tags: , ,

Category: Saúde e Cura

Leave a Reply