Qual é sua desculpa para procrastinar?
por Ronald Alexander
A maioria das pessoas em um momento ou outro tem procrastinado- o que é normal, mas quando se torna obsessivo e crônico, pode haver um transtorno psicológico subjacente por trás dele . A procrastinação pode resultar em estresse adicional, um sentimento de culpa e de crise, a perda de produtividade pessoal e desaprovação social por não cumprirem as responsabilidades próprias ou compromissos. Evitar também nos impede de entrar em nosso processo criativo e nos impede de experimentar a vida em sua plenitude.
Os procrastinadores estão mais presentes no amor com o ato de querer e de viver nas poças da maré ao longo do fluxo da vida. Eles são muito bons em criar desculpas ou histórias para adiar uma atividade. Sem perceber, se tornam grandes artistas em escrever, produzir e olhar as histórias, a fim de evitar a vida. Mas elaborar essas desculpas tem uma extraordinária quantidade de energia que pode ser muito incapacitante. Imagine por um momento que você é capaz de tornar-se a atenção plena no olho da sua mente e que em um momento mágico pode ver como esse tipo destrutivo de energia poderia ser deslocado da resistência à auto-capacitação.
Em meu livro, Sábia mente, mente aberta eu me refiro a um dos meus clientes que era capaz de ter este tipo de experiência “aha”. Jared, um web designer realmente queria criar um plano para atrair empregos mais lucrativos e clientes que oferecessem um emprego fixo, mas ele nunca conseguia encontrar tempo para fazê-lo. Durante uma de nossas sessões pedi à Jared para me dizer tudo o que tinha feito naquela manhã, a partir do momento em que ele acordou até o momento em que entrou em meu escritório. Depois que ele descreveu todas as suas atividades, falei: “Muito bem, agora vamos passar um momento e simplesmente respirar.” Este é um método de conscientização fácil onde se focaliza a “inspiração” e em seguida, no “fôlego”, permitindo-nos acalmar as águas agitadas dos nossos pensamentos e emoções. Depois de meditar juntos por alguns minutos Jared foi capaz de trazer à tona a consciência de que muito do que ele estava fazendo não era uma prioridade e só estava ocupado fazendo “tarefas”.
Depois de algum tempo, Jared passou a entender que por trás de sua procrastinação estava o medo do sucesso. Ele não tinha certeza se ele poderia comandar clientes ricos ou gerenciar um monte deles. Ele odiava a idéia de chamar as pessoas ou enviar e-mails solicitando trabalho. Assim ele tinha medo de se tornar,como seu pai, um empresário bem sucedido, mas desafiador e pai distante, preocupado com o seu trabalho. Através do processo de consciência atenta Jared foi capaz de fazer um novo espaço em sua mente, para limpar a bagunça e desenvolver o que chamo “, mindstrength,” a capacidade de construir o domínio sobre seus pensamentos e sentimentos, abrindo seus olhos para saber se os produtos de sua mente são ferramentas úteis para a auto-descoberta ou apenas distrações. Com o tempo, Jared descobriu que ele era muito capaz de lidar com vários clientes e com negociação de bons negócios para si mesmo, sem sentir que ele tinha se transformado em um workaholic frio.
Então, quais são os pretextos que você está usando para evitar a vida? Aqui estão os sete principais desculpas que ouço de meus clientes. Alguns deles podem soar familiares para você?
- Eu vou fazer isso mais tarde.
- Eu não tenho tempo para fazê-lo agora.
- Isso não é importante
- Finalmente vou fazer! Isto é uma mentira que contamos a nós mesmos, pois um procrastinador jamais realiza.
- Eu vou fazer isso quando os meus filhos estiverem crescidos.
- Eu vou fazer isso quando tiver energia ou quando eu estiver com um humor melhor.
- A desculpa mais usada é: eu vou fazer isso quando estiver mais velho e me aposentar.
Muitas vezes como psicoterapeuta com formação em Atenção, fui convidado a participar do final sagrado da experiência da vida dos meus amigos e clientes. Assim, muitos deles quando perceberam que a ampulheta da vida se esgotou, sentiram pesar por não terem feito uma viagem desejada, por não ter se reconciliado com um ente querido ou por não ter tomado as medidas necessárias para buscar uma paixão na vida.
Para remediar a procrastinação você tem que experimentar a força vital que aguça e se concentra na mente. Uma maneira de fazer isso é com a meditação budista tradicional – caminhada em que você se concentrar no lento processo de colocar um pé na frente do outro e estar consciente das sensações mutáveis como impulsionar-se para a frente. Uma vez que você está em um estado consciente você pode reconhecer se caiu em um comportamento de evitação. Se assim for, você pode imediatamente mudar dessa emoção com o simples pensamento: “Eu quero ir para a frente em minha vida futura como um _______ [web designer, empresário, estudante, ou o que é que você quer fazer].” Você pode olhar para os seus pensamentos e medos subconscientes que impedem você de voltar, parar de se identificar com eles, e deixá-los flutuar para fora de sua consciência. Pensamentos no espaço consciente da consciência simplesmente tornam-se nuvens no céu à deriva. Se voltar, você pode decidir não se apegar a eles ou segui-los onde quer que levá-lo. Em vez disso, você pode simplesmente tornar-se curioso e refletir sobre sua origem. Explorar seus pensamentos e medos pode dar-lhe o discernimento para ajudá-lo a avançar com maior auto-consciência, e longe das limitações que você definiu para si mesmo.
Tudo se resume em uma escolha consciente e criativa. Tomadores de ação conscientes vivem no fluxo vibrante de um estado de fluxo somática. Não espere até que seu tempo se esgote e seja tarde demais para você viver sua vida ao máximo. Comece agora a escrever suas etapas de ações para uma vida de apaixonadas possibilidades criativas. Pode parecer simplista dizer que tudo que você precisa fazer é começar a sua lista de desejos, a fim de parar de procrastinar, mas este é o primeiro passo para se mover através de sua resistência. Então o que você está esperando – escrever logo!
Ronald Alexander, PhD, é consultor de liderança, psicoterapeuta, formador internacional, e Direcor Executivo da Formação OpenMind Institute, uma organização de vanguarda que oferece programas de formação pessoal e profissional em terapias mente-corpo, a liderança transformacional, e atenção. Ele é o autor do livro amplamente aclamado Sábia mente, mente aberta: encontrar propósito e significado em tempos de perda de Crise e Mudança que fornece aplicações práticas e inovadoras para nos ajudar a atravessar tempos difíceis e sobre as quais este artigo é baseado. Alexander é um pioneiro nos campos da Psicologia Positiva, Pensamento, Criatividade Tradições de Sabedoria do Oriente e Treinamento da Consciência. Para saber mais visite www.RonaldAlexander.com .
Palavras-chave: Ronald Alexander, atenção plena, viva e consciente, mente sábia, Open Mind, Open Mind Instituto de Formação, a procrastinação, procrastinadores,
OM Times Magazine »Crescimento Pessoal
Category: Crescimento e Desenvolvimento Pessoal